19 de outubro de 2006

Muito Gelo e Dois Dedos D`água – Daniel Filho


Em uma das cenas do filme (talvez a menos pior), o personagem de Ângelo Paes Leme, faz uma metáfora sobre a personalidade da personagem de Mariana Ximenes. Ele afirma que os sentimentos dela estão gelados, como um copo com “Muito Gelo e Dois Dedos de Água”. Vou aproveitar a deixa para também fazer a minha metáfora sobre o cinema, mais especificamente sobre este filme:
Quando antigamente (mesmo nos dias de hoje) um alfaiate fazia um terno ou mesmo um vestido, qualquer uma dessas peças, eram feitas com primor e afinco. Uma peça única, uma espécie de jóia, feita na medida para o bom gosto do cliente.Mas com o passar do tempo, o alfaiate foi se especializando, outros clientes foram aparecendo, e na “obrigação” de atender a demanda de tantos clientes, suas peças deixaram de ser feitas artesanalmente. Para suprir a demanda, apareceram funcionários, que foram contratados e começaram a fazer as peças. Com sua sapiência sobre o assunto, o alfaiate apenas verificou o que mais chamava a atenção do cliente, e procurou esconder os defeitos. Só que com isso, suas peças perderam o que mais valia nelas, que era a coisa da peça ser única. Ter sua marca, passou a não ser mais questão de qualidade, e sim de quantidade produzida. A mesma coisa está acontecendo de forma gritante com o cinema nacional. Com as facilidades que certos diretores como Daniel Filho, estão tendo de produzir seus filmes, e a pressão para que estes filmes consigam mais e mais espectadores, estes caras (mesmo sem querer) vendem suas almas ao diabo, ou melhor, a Globo Filmes, e fazem a cada filme produzido, uma coisa cada vez mais longe possível do cinema que acredito que exista. São telefilmes medíocres, rápidos e sem vida.

Com o advento da Globo Filmes, em pouquíssimo tempo, Daniel Filho dirigiu quatro filmes. Se os outros três filmes não primam por qualidade, este último conseguiu a primazia de ser o pior, o mais tenebroso de todos.Um filme constrangedor, que reúne todos os defeitos possíveis, que o cinema possa ter. Se é que dá para chamar este filme de cinema. É uma vergonha.

Não há absolutamente nada que chame a atenção neste filme, nada. Nem mesmo a suposta nudez das duas estrelas Paloma Duarte e Mariana Ximenes. Nem o talento de Laura Cardoso, pirada chamando Médici de um gato.É constrangedor de tão ruim.

O pior é que vi o trailer de “Fica Comigo Esta Noite” de João Falcão, e por “aquilo” que eu vi, o filme deve ser tão ruim quanto este. Mais do que indignado, eu realmente lamento o que estão fazendo com nosso cinema, que para o bem ou para o mal, está conseguindo sair da sobrevivência, e ganhar um número e nível de produção crescente.

Sempre gostei muito de Daniel Filho como diretor de novelas e principalmente como ator, é um cara que traz a história da televisão brasileira na pele, além de ter trabalhado como ator em grandes filmes nacionais. Minha pergunta é: Será que ele não fica constrangido vendo que tamanho lixo dirigiu? Parece-me que tudo foi feito com desleixo, como se estivesse com o prazo estourando de entrega. Uma lástima. E o pior é que se o filme de um modo geral (roteiro, direção, edição, atuação, etc.) fosse mais bem trabalhado, daria uma ótima comédia, pois as idéias são legais e os atores são bons. Acaba sendo um desperdício de tempo de todos.

Alguém precisa dizer a estes diretores, que os filmes nacionais precisam ser tratados com mais carinho. Estão maltratando nosso cinema, isso é um absurdo. Do jeito que a coisa vai, minha lista de piores filmes do ano, vai ter só filme nacional. Pode?

5 comentários:

  1. É uma pena, não? Eu nem vou perder meu tempo vendo este filme.
    Mas, por falar em cinema nacional, vem aí "O Dia Em Que Meus Pais Saíram de Férias". Esse sim parece ser um grande filme nacional. É esperar pra ver.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do filme, Beto. Hehehe.. Sinceramente, não consigo ver todos esses defeitos qeu vc e a crítica em geral tem falado. Achei uma bela diversão despretenciosa e divertida. Por falar no filme, ontem o Daniel Filho em pessoa fez propaganda dele na novela da 8. heheheh

    ResponderExcluir
  3. Não só este Alê, como também "O Cheiro do Ralo" e " O Céu de Suely", filmes autorais e não essas brincadeirinhas da Globo Filmes.
    Como vc é? Será que te encontrarei numa destas filas da mostra? Se bem que assistirei a poucos filmes, pois não consegui sair de férias como eu gostaria.



    Pô, Ailton. Realmente achei o filme ruim de dar dó, competindo de igual para igual com Irma Vap e Trair e Coçar, neste quesito.E olha que eu sou um cara que não perde um filme nacional, sempre o defendi. Mas que eu me lembre este é o pior ano de nacionais que me lembro. Talvez seja, porque o número de produções também aumentou muito, o que é bom.
    Em compensação, o meu preferido do ano continua sendo um nacional, o filme do Beto Brant, mas certamente vai mudar, pois tem novo Almodovar e Scorsesse na área.

    ResponderExcluir
  4. Beto, coloquei a lista do que vou ver na Mostra lá no meu blog. Será que coincide com algo que você vai ver? Tomara. ;)
    Eu sou baixinha, tenho cabelos bem vermelhos e uma argola no nariz. Se me vir, chegue pra dar um alô, por favor.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. tb acho um horror...o cheiro do ralo promete ser tão ruim quanto. o negócio é esperar o céu de suely e o filme do cao hamburger, além de serras da desordem, claro

    ResponderExcluir